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Placas do Mercosul: Como funciona uma fábrica?

Autor Sidnei Schmidt Júnior 20 de março de 2020 Fábrica de Placas Faça um Comentário
placas Mercosul fábrica

Parceira de primeira hora de qualquer estampador, a fábrica de placas primárias do Mercosul vai sempre trabalhar em conjunto com ele. Um não realiza o serviço sem o outro. Por isso, a escolha do fabricante é fundamental

No Brasil, é a fábrica de Placas de Identificação Veicular (PIV) que fornece, às estampadoras, os insumos necessários ao seu ofício. Isso inclui as próprias placas – já citadas -, mas também itens como ribbons, prensas, entre outros.

Se você é um estampador, é preciso ficar bem atento na hora de escolher o melhor fornecedor desses materiais. 

Uma escolha errada pode, simplesmente, inviabilizar seu negócio, já que cada item precisa seguir normas específicas.

Mas antes de escolher um parceiro, que tal descobrirmos como funciona uma fábrica das novas placas do Mercosul? 

Vamos conhecer suas diversas dinâmicas, similaridades com outras fábricas, questões legais e demais aspectos, incluindo sociais.

O que faz uma fábrica de placas de carro

A pergunta parece óbvia. E a resposta, mais ainda. Basicamente, uma fábrica de placas de carro produz… placas de carro. 

No entanto, uma fábrica de placas primárias (ou simplesmente blanks) é muito mais do que isso.

Por exemplo, você pode ter uma empresa que simplesmente produz e distribui esses materiais. 

Ou pode ter aquela empresa super parceira, que não apenas distribui materiais aos estampadores, mas também oferece soluções conjuntas para ambos “decolarem”.

Pense no seguinte cenário: você está prontinho para trabalhar como estampador e já tem uma quantidade de placas primárias para estampar. 

Mas, de repente, sua principal prensa não quer funcionar.

Eis, então, que você liga para a empresa que te forneceu a prensa e eles simplesmente respondem: “Amigo, isso é um problema exclusivamente seu”. 

Será que não consideraríamos essa parceria? 

Fornecer insumos é o essencial. Mas a relação de parceria precisa ir além muito disso, afinal, a relação estampador-fábrica tem que ser ganha-ganha. Ser boa para todos os lados. 

“A primeira coisa que um estampador deve ter em mente é que ele e o fabricante são parceiros. Eles trabalham em conjunto. Um não realiza o serviço de placas do Mercosul sem o outro. Por isso, a escolha deste fabricante é fundamental”, pontua Sidnei Schmidt Junior, diretor da Nacional Placas . 

Quem são os clientes

Os principais clientes de uma fábrica de placas primárias são os estampadores. 

Neste sentido, é natural que cada fabricante queira ter o maior número possível de clientes, de modo a escoar toda a produção, gerar empregos e ampliar os lucros.

Mas esse aumento não pode, de forma nenhuma, precarizar o atendimento ao estampador. Ele não pode ser visto apenas como um “número”, mas sim como um parceiro que precisa de atenção diferenciada e personalizada.

Muitas vezes, as dificuldades de um estampador em São Paulo serão diferentes dos obstáculos que um estampador em Goiás pode enfrentar. 

E é justamente nesse ponto que o fabricante precisa estar sensível às múltiplas demandas de cada um em particular.

Principais materiais fornecidos

Basicamente, o fabricante fornece as placas. 

Outros itens fornecidos para compra são:

  • Ribbons (preto, vermelho, azul, verde, cinza e dourado/amarelo);
  • Sistema para a estampagem e gestão;
  • Kit de estampagem e ribbon de teste para o credenciamento.

Vale lembrar que, no caso da Nacional Placas, a placa é feita em alumínio de alta qualidade. 

E o QR Code que vem na mesma também é outro diferencial: tem alta definição. Ou seja, facilita as leituras. 

Importância de contar bons sistemas 

Se o fabricante escolhido não possui um sistema com performance para estar online 100% do tempo, com certeza, o estampador terá problemas. 

Isso porque, hoje, as vendas realizadas pelo estampador são, em sua maioria, com clientes do balcão. E o cliente do balcão quer a placa na hora! 

Portanto, ter um sistema que não falhe operacionalmente é o que vai garantir o sucesso dos estampadores, influenciando diretamente no número de vendas. 

“Caso o sistema fique fora do ar, ou tenha algum tipo de problema, o cliente do balcão ficará insatisfeito, correndo o risco de desistir do estampador e ir fechar com outro que tenha o sistema 100% funcional”, explica Schmidt Junior. 

O sistema utilizado pela Nacional traz benefícios importantes, que incluem redundância (duplicação de componentes para garantir serviço ininterrupto e evitar perda de dados), estabilidade e segurança (de informações).

Volume de produção

Dependendo de quais equipamentos uma fábrica utiliza, ela poderá produzir mais ou menos placas. Caso tenha muitos clientes, é possível que, com uma capacidade limitada, alguém “fique na mão”. 

Por isso, o conselho às fábricas é: não capte mais clientes do que conseguirá atender. 

E aos estampadores: certifique-se de que a fábrica escolhida terá condições de suprir a sua demanda. 

A Nacional Placas, por exemplo, está apta a produzir para todo o Brasil. 

Capacidade de distribuição da fábrica de placas do Mercosul

Uma fábrica de placas pode produzir para um estado, dois, dez, ou até para todo o Brasil. Mas de nada adianta produzir e não conseguir como escoar a produção. 

Para isso, uma boa logística é fundamental.

Esse talvez seja um dos pontos mais importantes na escolha do seu fornecedor de placas primárias. 

O estampador deve ficar atento, pois a escolha errada pode significar entregas com uma semana, às vezes até um mês de atraso.

Nesse aspecto, cabe frisar que Nacional Placas conta com um serviço de logística que tem a capacidade de entrega para todo o país. Em resumo, tudo dentro do prazo estabelecido. 

Preocupações com o meio ambiente

Cresce, em todo o mundo, a preocupação com os ecossistemas e o meio ambiente de uma maneira em geral. Ao escolher um fornecedor, muitos estampadores estão atentos a isso. 

Aliás, uma fábrica pode ser duramente penalizada caso não atenda a alguns requisitos ambientais – mesmo depois de já estar em funcionamento. 

Dependendo do problema causado, Ministério Público e órgãos de defesa ambiental podem até pedir o fechamento da fábrica. 

Já pensou como seria ficar na mão de uma hora pra outra? Não seria nada bom.

Outro ponto relacionado ao meio ambiente é a sustentabilidade. 

Quanto mais sustentável for uma empresa – com reaproveitamento de água, por exemplo -, maiores as chances dela praticar preços mais acessíveis.

A fabricação de placas, por exemplo, gera resíduos. Isso pode ser bom ou ruim. Vai depender de como a empresa tratará tais dejetos. 

Resíduos de alumínio podem ser reciclados ou enviados a cooperativas de catadores, gerando renda e fortalecendo redes de economia solidária.

Responsabilidade social da fábrica de placas do Mercosul

Nos dias atuais, a responsabilidade social é tão importante quanto a questão do meio ambiente. 

Algumas empresas, inclusive, são internacionalmente reconhecidas por aquilo que fazem em prol das comunidades nas quais estão inseridas. 

Neste campo, as possibilidades de ações são muitas. Vão desde atividades concretas, até aquelas de conscientização. 

Normalmente, marcas socialmente engajadas tendem a ganhar mais espaço no mercado e, consequentemente, ficam mais fortalecidas.

Uma fábrica de placas, assim como outras empresas, podem ou não ter trabalhos nessa área. É um diferencial – embora não impacte na efetividade dos produtos/serviços.

Por que escolher a Nacional Placas?

A Nacional Placas não é apenas uma fábrica de placas. Ou seja, é uma parceira com o foco no sucesso de seus clientes, os estampadores. 

Além disso, é uma empresa que prima pela qualidade de cada material utilizado para fabricar placas. Nada pode ser de “segunda linha”. 

Seu sistema informatizado atende todas as exigências de rastreabilidade requeridas pela legislação de trânsito, o que proporciona uma maior segurança para o estampador.

E por fim, o cliente da Nacional Placas ainda tem, pelo sistema, acesso ao estoque em tempo real, relatórios financeiros, nota fiscal automatizada, e muito mais! 

“A ideia é fornecer aos nossos clientes funcionalidades que vão ajudar na gestão do seu negócio, possibilitando que ele tome sempre decisões assertivas e aumente as suas vendas”, conclui Schmidt Junior.

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