Placas primárias (blanks): como escolher o fornecedor ideal

Para quem trabalha com estampagem, um dos pontos cruciais é a escolha da fábrica que produz placas primárias (blanks). Estampador e fábrica atuam lado a lado, como parceiros de um mesmo negócio. Mas como escolher a fábrica certa?
O estampador e o fabricante de Placas de Identificação Veicular (PIV), também conhecidas como “primárias (blanks)”, irão trabalhar lado a lado no negócio de placas do Mercosul.
Um fomenta o serviço do outro. E ambos ganham se a parceria tiver sinergia e ritmo.
Enquanto o fabricante fornece as placas de identificação veicular “zeradas”, prontas para serem estampadas, o estampador atua na finalização do produto que vai ser entregue o cliente final: gravação em alto relevo, aplicação do ribbon, etc.
Mas para que toda essa cadeia funcione da melhor forma, estampador e fábrica devem estar atentos aos múltiplos fatores que impactam na qualidade da placa.
Fábrica de placas primárias: parceira do seu negócio
A fábrica de placas vai fornecer ao estampador seu principal instrumento de trabalho: as placas primárias (blanks) para serem estampadas.
Outros itens que podem ser fornecidos são:
- Ribbons (preto, vermelho, azul, verde, cinza e dourado/amarelo);
- Sistema para a estampagem e gestão (super importante!);
- Kit de estampagem e ribbon de teste para o credenciamento.
No caso da Nacional Placas, a placa é feita em alumínio de alta qualidade, e o QR Code da mesma, que vem em alta definição, facilita as leituras na hora do rastreio/fiscalização.
Sistema para estampagem
Fábricas que fornecem um sistema para a estampagem e gestão da estamparia estão à frente daquelas que não fornecem. Mas só fornecer o sistema não é o bastante.
É preciso assegurar que ele funcione.
Um sistema que vive travando, ou que não tenha performance para estar on-line, certamente vai gerar problemas.
O sistema e placas PIV da Nacional Placas
Sistema da Nacional Placas, exclusivo da empresa, é totalmente informatizado, intuitivo, e atende exigências de rastreabilidade requeridas pela legislação.
Sendo assim, ele também funciona como uma verdadeira ferramenta de gestão para o estampador, agilizando seus processos de estampagem com segurança e precisão.
“Contamos não só com um sistema que faz a estampagem, mais do que isso, você consegue ter acesso ao seu estoque em tempo real, relatórios financeiros, entre outras funcionalidades que vão ajudar a fazer a gestão do seu negócio para tomar decisões assertivas e aumentar as vendas”, explica o diretor da Nacional Placas, Sidnei Schmidt Junior.
Outro diferencial da Nacional foi ter agregado ao sistema uma solução para a emissão de Nota Fiscal, de modo que o estampador não precise fazer retrabalho em digitar os dados do seu cliente novamente para emissão da NF.
Blanks com garantia de entrega e estoque
Quem trabalha com pedidos em grande escala sabe que encomendar e receber são duas coisas bem distintas. Por isso, é importante verificar se a empresa escolhida para fornecer suas placas têm condições de honrar os compromissos de entrega.
A Nacional Placas consegue garantir entrega por dois fatores indissociáveis:
Em primeiro lugar, conta com uma rede de distribuição já bastante solidificada e amplamente capilarizada em todo território nacional;
Em segundo lugar, não produz apenas sob demanda, ao contrário, mantém produção contínua, assegurando um estoque sempre pronto a atender todos os pedidos.
Rastreabilidade das Placas de Identificação Veicular
A possibilidade de rastrear a placa, de maneira rápida e segura, é outro fator indispensável na hora de escolher seu fabricante.
Foi por isso que a Nacional Placas desenvolveu no seu sistema um registro de todas as etapas de estampagem. Isso garante a plena efetivação da rastreabilidade.
Vale lembrar que, neste quesito, a Nacional foi aprovada junto ao Denatran “sem nenhuma alteração a ser realizada”. Ou seja: plenamente de acordo com as normas.
Capacidade de produção
Outro ponto a ser considerado é a capacidade de produção.
A Nacional Placas consegue, hoje, produzir mais de um milhão de peças por mês.
E esse número ainda deve aumentar nos próximos meses com a ampliação da linha de produção.
Formas de pagamento
Boa parte das fábricas de placas primárias só aceitam pagamento no dinheiro, o que dificulta a negociação com o estampador – que muitas vezes está iniciando a empresa.
Sendo assim, a boa notícia é que estampador credenciado com a Nacional Placas pode pagar no boleto, dinheiro ou cartão de crédito.
#Bônus 1: Você sabe quem é o cliente do estampador?
O cliente direto do estampador é, na maior parte das vezes, uma pessoa física: o motorista, proprietário do veículo.
Em outros casos, o cliente de balcão será um despachante, uma concessionária de veículos, ou qualquer loja (empresa) que também tenha o proprietário do veículo como cliente (desde que este manifeste interesse ou necessite fazer a troca das placas do carro).
Nesses casos, tais empresas agilizam a vida do motorista ao intermediarem esse processo de primeiro emplacamento ou troca de placa.
Quem nunca deu graças por ter um despachante resolvendo tudo pra você?
#Bônus 2: As dúvidas do cliente do estampador
Às vezes, as dúvidas do cliente que vai estampar uma placa começam na base, por exemplo: “Como eu faço pra trocar a placa do meu carro?”
Essa é uma questão recorrente, na qual os atendentes precisam estar treinados a responder.
A orientação mais simples é essa:
- O motorista precisa ir, primeiro, ao DETRAN.
- Lá, ele vai solicitar a autorização para a troca.
- Em posse da autorização fornecida pelo órgão, ele busca um estampador.
Contar com a ajuda de um despachante, em muitos casos, agiliza esse processo.
Outra dúvida recorrente é: “Quanto tempo vai demorar para estampar a minha placa?”
Como essa resposta pode variar de acordo com a estampadora escolhida, o melhor mesmo é buscar orientação diretamente com o estampador da sua preferência.
E por fim, lembramos que a fixação da placa no veículo é atribuição do estampador.
Pingback:Logística: fator importante na escolha de uma fábrica de placas