Estampagem de placas: Como usar o WhatsApp para ajudar nas vendas?

Ferramentas digitais podem ajudar quem atua na estampagem de placas, os estampadores. Uma delas, o WhatsApp, é útil não apenas como canal de atendimento, mas também como meio para caprichar nas vendas
O mercado de estampagem de placas cresce a cada dia. Junto com ele, a necessidade de se adotar novas estratégias para se comunicar com os clientes, ampliar as vendas, etc.
Para isso, o uso de ferramentas digitais se torna ainda mais essencial, já que passamos cada vez mais tempo online. Se você não sabe quais são as “tais ferramentas”, acesse esse artigo aqui: Estampador de placas, como atrair clientes com ferramentas digitais?
Neste artigo, você vai compreender um pouco melhor o WhatsApp.
WhatsApp para uso geral
Não há dúvidas de que o WhatsApp revolucionou a comunicação entre as pessoas. Ele não apenas encurta distâncias, mas também o tempo que uma mensagem leva para chegar até alguém, já que entrega textos, imagens e áudios de maneira instantânea. Para isso, basta que a pessoa que envia (emissor) e a que recebe (receptor) estejam conectadas à internet.
Gratuito para uso comum (a versão Business tem funções pagas, mas veremos isso depois), hoje pode ser usado até para fazer chamadas de áudio ou vídeo, o que representa uma comodidade a mais e, claro, uma economia e tanto na conta de telefone!
WhatsApp web
Mas não é apenas no aparelho de telefone que você pode utilizá-lo. Uma grande inovação deste aplicativo foi permitir a versão “web”, onde é possível acessá-lo do computador de casa ou do escritório. Assim, na mesa do trabalho, conseguirá conversar com todos os contatos que mantém no celular, sem precisar subir um “banco de dados”, nada!
Uma das desvantagens dessa versão era que ela não permitia chamadas de áudio ou vídeo. Hoje, porém, isso já é possível. Se quiser saber como fazer, clique aqui.
WhatsApp nos negócios
Para os negócios, sem dúvidas, a melhor opção é o WhatsApp Business. O download é gratuito, mas seu uso tem alguns custos que podem variar. Na página oficial da empresa, é dito que as “[…] mensagens de notificação enviadas pela conta do WhatsApp Business serão cobradas de acordo com um modelo de preços dividido em vários níveis”.
Com ele, é possível programar respostas rápidas de acordo com as perguntas que são mais comumente feitas, por exemplo: se a maioria das pessoas querem saber sobre o valor da placa, é possível deixar uma resposta já pronta, assim: “O valor da placa sai a R$ xx,xx, e você ainda pode parcelar em xxx vezes”, ou algo do tipo.
Outra vantagem é o fato de poder organizar as conversas agrupando-as por categoria. Assim, os clientes que já vão “fechar negócio” podem ficar marcados na cor azul. Os que você ainda precisa retornar, cor vermelha, e assim por diante. É um auxílio e tanto!
Coisas legais para fazer no WhatsApp
Agora que já conheceu as três versões possíveis do WhatsApp, vamos às principais funcionalidades – ou as mais utilizadas – que facilitam a vida do empreendedor.
Criação de grupos
Os grupos são mais indicados para agilizar a comunicação com os funcionários (caso tenha). Não é bom colocar clientes ou fornecedores nele, nem oferecer seus serviços.
Listas de transmissão
Todo mundo que for à sua loja, de preferência se for cliente, sugira que a pessoa adicione seu número WhatsApp no celular dela para que, em caso de algum problema na placa, ela possa te contatar mais rapidamente. Na verdade, isso é uma estratégia, pois as listas de transmissão só enviam suas mensagens caso a pessoa tenha salvo seu número.
O bom dessas listas é que você pode encaminhar uma única mensagem para centenas de pessoas. E o que enviar? Depois da venda fechada, pode encaminhar mensagens institucionais, como aquelas que desejam Boa Páscoa, Feliz Natal. O objetivo é que sua loja sempre seja lembrada por aquele cliente que, no futuro, pode voltar aí.
Estatísticas (versão Business)
Outra função bem legal é a possibilidade de acessar as estatísticas dos seus atendimentos. É possível ver, por exemplo, quantas mensagens enviou, quantas foram abertas e lidas.
Catálogo de produtos (versão Business)
Você pode cadastrar produtos (neste caso, seu serviço de estampador de placas). A partir daí, o cliente vai poder clicar nele e ver informações adicionais (link para site, Facebook ou blog, preço, tempo que leva a estampagem, entre outros. Gostando da proposta, ele pode iniciar uma conversa por ali mesmo para pedir informações e, claro, fechar a venda.
Mas como o WhatsApp ajuda nas vendas?
O WhatsApp ajuda nas vendas por uma razão óbvia: permite uma comunicação mais direta com o cliente. Fora que, ao contrário do telefone da loja, que só atende em horários comerciais, com ele é possível realizar atendimentos a qualquer tempo – a depender da sua disponibilidade. É por isso que ele é um “ajudante” do empreendedor que precisa vender mais! Agora, se liga nessas dicas para fazer bonito no atendimento e encantar o cliente:
- Atenção à foto do perfil – Algumas pessoas que entram em contato conosco irão acessar nosso perfil para ver a “foto” que está ali. Então, caso use a versão convencional (conta pessoal), não coloque uma foto sua de qualquer jeito, em momentos de intimidade ou com a família. O ideal são fotos onde só você apareça, preferencialmente olhando para a câmera e com um leve sorriso. Se a sua versão for Business, aí não tem escolha: coloque a logomarca ou uma foto da empresa.
- Não abuse dos áudios – Se o cliente te enviar áudio, é sinal de que, para ele, isso é comum. Nesse caso, pode responder da mesma forma. Mas evite os muito longos. Sua mensagem não pode passar muito dos 30 ou 40 segundos. Mas se a pessoa te contatou via texto, responda sempre por meio de texto.
- Textos curtos – E por falar nos textos, lembre que eles devem ser curtos, objetivos, sem uso de gírias ou abreviações (também = tbm; você = vc). Nem todo mundo as compreende e isso pode dificultar o entendimento lá do outro lado.
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* Essas informações sobre o WhatsApp foram coletadas em outubro de 2020.