Qual o melhor lugar para abrir uma estampagem de placas de carro?

Todo mundo que vai abrir um novo negócio pode ter dúvidas sobre qual seria o melhor local para fazer isso. Com a estampagem de placas não é diferente. Existe um ponto ideal? Cidades maiores são melhores que as menores? Vamos descobrir
Abrir uma empresa como uma estampagem de placas requer planejamento desde o começo. Um dos pontos que precisam ser pensados, por exemplo, é: onde devo abrir a minha estampadora? De certo modo, essa é uma das questões mais fundamentais.
Há, com toda certeza, lugares melhores e outros piores. Tem locais que são tão ruins que você pode até ter um produto bom, mas dificilmente seu cliente chegará até você.
Foi pensando nisso que decidimos compartilhar 9 ideias essenciais que irão te ajudar a encontrar o ponto comercial certo. Se gostar do conteúdo, compartilhe-o com seus amigos.
Resumo do artigo:
- Existe um local ideal para abrir uma estampagem de placas?
- Dicas essenciais para não errar nessa escolha;
- Acerte também na escolha da fábrica.
1. Existe um local ideal?
O local ideal, perfeito, não existe. Mas existem lugares melhores e outros piores. Tudo vai depender do seu plano de negócio, o quanto quer crescer, e sua capacidade de estabelecer boas parcerias. Por exemplo: há estampadores localizados em lugares considerados “ruins”, mas que conseguem obter lucros maiores do que outros “bem localizados”.
Quanto maior for a sua rede de contatos (por exemplo, amigos, familiares, parceiros de outros negócios, despachantes, etc.), maiores serão as suas chances de atrair mais clientes.
2. Cidades pequenas ou grandes metrópoles?
Cidades pequenas têm menor fluxo de pessoas e, consequentemente, menor demanda por esse tipo de serviço. Por outro lado, se houver poucos concorrentes, você pode ganhar mais do que numa grande cidade onde existe “um estampador em cada esquina”.
Então, o que você deve considerar não é o tamanho da cidade, mas sim a saturação daquele mercado (muita concorrência) para o tipo de serviço que está oferecendo.
3. É melhor loja ou sala em prédio?
Definitivamente, uma loja na rua tem mais visibilidade do que uma sala num prédio. Em função disso, a melhor opção é uma loja na rua. Fora que em alguns estados a instalação da placa é feita pelo estampador, o que seria impossível no caso da sala.
4. Onde seu consumidor está?
Estar ciente de onde seu consumidor está é importante. O ideal é que sua estampagem esteja fisicamente próxima dos clientes – ou em uma rota de passagem próxima às grandes avenidas e marginais. Mas se isso não for possível, lembre-se que você pode ir até o cliente virtualmente, por meio de ferramentas digitais eficientes. Saiba mais neste link.
5. Critério da visibilidade
Pontos físicos precisam de visibilidade. E aqui tem uma informação que pouca gente dá: comércios próximos a pontos de ônibus costumam ter a visibilidade afetada, pois tais veículos tapam quase que completamente a visão que as pessoas têm da rua para a loja.
Já se for de esquina a visibilidade aumenta, pois você pode colocar propagandas viradas para as duas ruas. E se for um cruzamento com semáforo, melhor ainda, pois o tempo em que as pessoas ficarão paradas ali olhando seu negócio é maior. É o momento certo de comunicar a esse público, parado, que a sua placa é “a melhor de toda a região”.
6. Acessibilidade é vital
Outra questão é a acessibilidade. Imagine o seguinte: a estampadora de placas fica numa rua paralela a uma rodovia bem movimentada, por onde circulam mais de 50 mil veículos todos os dias. No entanto, nessa rodovia não há nenhum retorno que os carros possam acessar para chegar à sua loja. Adianta alguma coisa todo esse fluxo de veículos? Não.
Outro contexto a ser pensado é a questão do estacionamento. Geralmente, quem vem até nós de carro quer ter um lugar para estacionar – seja no nosso prédio ou nos arredores. Dica: tente encontrar uma localidade onde as ruas vizinhas sejam boas para parar veículos.
7. Custos do imóvel
O custo com aluguel também precisa pesar na sua decisão. O melhor local para abrir uma estampagem de placas não pode ser um lugar onde boa parte dos seus lucros seja destinado à locação do espaço. Pesquisando você encontra imóveis bons, por um preço mais em conta. Mas é preciso ir atrás: visitar imobiliárias, contatar amigos, pechinchar!
Um bom valor de aluguel deve girar entre 8% e 10% do faturamento bruto.
8. Segurança
Esse aqui é um dos fatores mais relevantes para sua empresa. A segurança pode impactar diretamente a sustentabilidade da estampadora. Infelizmente, roubo e furto de placas do Mercosul é uma realidade. E dependendo de onde seu comércio estiver localizado, isso pode ser bastante frequente. Há lojistas que vão à falência por essa razão.
Então, antes de assinar o contrato de locação, converse com lojistas da região sobre como é a questão da violência por ali. Faça pesquisas na internet, enfim, informe-se!
9. Legislação municipal
Finalmente, fique atento à legislação municipal. Há cidades onde determinados tipos de estabelecimentos não podem ser montados em qualquer local. Na Prefeitura, veja se esse tipo de empreendimento é permitido no bairro e até na rua onde pretende abrir o seu.
Conclusão
Estando atendo a essas 9 ideias essenciais, certamente você terá muito mais chances de acertar no tocante à escolha do melhor lugar para abrir uma estampagem de placas. Mas lembre-se de também acertar na escolha da fábrica que vai te fornecer as blanks.
Se quiser mais informações sobre como iniciar esse negócio do zero, clique aqui.
Para outras informações, acesse: https://nacionalplacas.com.br/