Vale a pena abrir uma empresa de estampagem de placas veiculares?

Montar uma empresa de estampagem de placas tem sido, nos últimos anos, a aposta de muitos empreendedores para dar uma guinada nos negócios. Mas será que ainda vale a pena ser um estampador das novas placas padrão Mercosul?
Da oficina mecânica à empresa de estampagem de placas, sempre é preciso planejar! Ser empreendedor é uma decisão que nem sempre é fácil. Mais do que gostar do que faz, é preciso conhecer o ramo em que se quer atuar e, principalmente, contar com parcerias que podem fazer seu negócio dar certo. Além disso, é preciso um certo capital para investir.
Por isso, antes de montar o próprio negócio, é comum – e recomendável – que a pessoa pesquise o ramo em que vai atuar, veja como é a concorrência, as perspectivas de crescimento, enfim, busque entender todas as variáveis daquele que será seu “ganha pão”.
Apesar das incertezas instaladas pela pandemia de coronavírus, há setores que estão, literalmente, com a demanda paralisada: o consumidor quer, mas não pode comprar. Isso indica que, tão logo as coisas começarem a voltar ao normal, aquele setor vai deslanchar.
No que depender dos números, as empresas de estampagem de placas de carro têm um horizonte interessante. Mostramos, nesta matéria, que em 2019 “foram emplacados 2,787 milhões carros no Brasil, incluindo veículos comerciais leves, ônibus e caminhões – crescimento de 8,65% em comparação com 2018”. E essa tendência de crescimento tem sido constante, ano após ano, no mercado de emplacamentos, desacelerado apenas agora com a crise.
Mudança das placas: novo padrão Mercosul
Desde de janeiro deste ano, as novas Placas de Identificação Veicular (PIV), padrão Mercosul, são obrigatórias em todo território nacional. As principais diferenças estão na cor de fundo, branca com uma tarja azul, e na quantidade de caracteres, que antes possuía três letras e quatro números e agora tem quatro letras e três números: BEE4R22.
Vale a pena ser estampador?
Tendo em vista que é um mercado bastante simples para entrar, e onde você pode contar com uma série de parcerias para alavancar a empresa, podemos dizer que, sim, é um mercado bem atrativo, sobretudo para quem quer iniciar um novo negócio ou mudar de ramo. Aliás, muitas pessoas fazem da profissão de estampador a sua única fonte de renda.
A empresa de estampagem
A empresa de estampagem é aquela que estará responsável por imprimir (estampar) a sequência alfanumérica (letras e números) nas placas PIV que serão emplacadas nos carros.
Vale lembrar que para ser um estampador é necessário ter uma empresa (CNPJ). Depois, será preciso fazer o credenciamento junto ao DETRAN – temos um artigo sobre isso aqui.
Também é importante ter um local (loja) para que a atividade seja desenvolvida. Ele precisa estar regularizado pelas autoridades, apto a funcionar. As regras para a abertura e funcionamento de pontos comerciais variam de município para município. Portanto, veja quais exigências, aí na sua cidade, são necessárias à uma empresa de estampagem.
Mercado atual e perspectivas do futuro
Como dissemos na introdução deste artigo, apesar da desaceleração econômica trazida pela pandemia a diversos setores, é possível afirmar – com base nos números de anos anteriores – que há uma tendência de que o mercado de placas automotivas volte a ficar aquecido.
Diferenciais para sua empresa
Mas apenas montar uma empresa não é o bastante. Ela precisa ter alguns diferenciais. Seja no bom atendimento, no ambiente acolhedor, ou na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, uma coisa é certa: o cliente precisa receber o que há de melhor para atender suas necessidades. E isso só vai acontecer caso você entenda que isso é necessário.
Não é por acaso que estampadores de vários estados, em todas as regiões do Brasil, tem optado por trabalhar com blanks (placas) de qualidade superior, afinal, cliente satisfeito traz novos clientes. Além da placa, outro diferencial para esse ramo é ter um sistema de emplacamento que não falhe operacionalmente, fazendo com que o cliente tenha de esperar por horas. Esses dois pontos estão entre os que merecem maior atenção.
Vença a insegurança: só faz gol quem entra em campo
É normal termos insegurança quando pensamos em iniciar algo novo. Uma coisa que ajuda a vencer isso é a pesquisa, coleta de dados! Se você for atrás de informações sobre diversos setores, incluindo o de estampagem de placas veiculares, verá que pra tudo há um risco. A diferença é que esse mercado tem um potencial de crescimento melhor do que muitos segmentos. Lembre-se: você só faz um gol se decidir entrar em campo e suar a camisa!
Caso precise de mais informações, temos um blog (nacionalplacas.com.br/blog) recheado de artigos interessantes para sanar todas as suas dúvidas. Mas se você já decidiu ser um estampador, clique aqui e veja como podemos te ajudar nessa missão. Até a próxima!